certificados apcet iqnet         Nº2012/CEP.4230
seta seta
seta seta
Gabinete de a Apoio à Família e Comunidade, foi homologado pela Direcção Geral de Acção Social, o Acordo de Cooperação Atípico, celebrado entre o Instituto da Segurança Social de Aveiro e a Fundação Luíz Bernardo de Almeida assim sendo a instituição investiu na criação de um Gabinete de Apoio à Família e Comunidade, que funciona como um órgão de apoio imediato e de satisfação às necessidades mais elementares das próprias famílias. Desta forma a intervenção que se protagonizou, não seria mais uma intervenção dirigida à questão específica do idoso, mas a todas as famílias onde os problemas sociais se colocavam com maior acuidade.

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) destina-se a informar, orientar, encaminhar e apoiar indivíduos e famílias, através de metodologias próprias, com vista à prevenção e restabelecimento do seu equilíbrio funcional. Tem por finalidade o atendimento de todo e qualquer cidadão que dele pretenda usufruir e resida na área de intervenção da nossa Instituição, estando o acompanhamento dependente de uma avaliação Técnica quanto a necessidade de apoio e/ou orientação para a resolução dos problemas detectados. Na procura desta Resposta Social existe um vasto leque de causas, entre outras, precariedade económica, disfunções sociais, maus tratos a menores, isolamento, desemprego, problemas habitacionais, colocação em equipamentos e serviços, necessidade de apoio para acesso à saúde e ao emprego, as quais são analisadas de forma a detectar a sua origem, tendo em vista o delineamento de actividades que, em conjunto com os utentes, permitam a resolução da situação problema e promover a melhoria das condições de vida dos utentes, mobilizando recursos adequados á progressiva autonomia pessoal, social e profissional e consequentemente a reinserção social dos mesmos.

Intervenção junto das famílias beneficiárias da prestação do RSI – neste âmbito é feito um acompanhamento do agregado familiar onde se efectua a identificação das acções prioritárias, bem como, definição dos objectivos a prosseguir constituintes do programa de inserção, seguindo-se o acompanhamento e orientação;

Frequentemente esta Instituição é confrontada com situações de miséria absoluta, onde por vezes é a própria sobrevivência que está em causa, tornando-se imperativa uma actuação rápida e imediata. Desde o pagamento de refeições e alojamento a pessoas "sem-abrigo", o fornecimento de géneros alimentares, a prestação de cuidados médicos, aquisição de medicamentos, acompanhamento e disponibilização de transporte e pagamento de consultas de especialidade, idas aos hospitais, pagamento de fraldas e leite para lactentes, ajudas técnicas e próteses dentárias, até ao apoio financeiro para recuperação de habitações.

Em 2010 foi criado um espaço de promoção pessoal e social, designado por “Famosas” com uma sessão semanal de 2horas. Os participantes são todos do sexo feminino. Esta actividade pretende trabalhar o cumprimento de regras, o respeito pelo outro, a auto-estima e valorização pessoal, uma vez que estas participantes são Mulheres com baixa auto-estima, isolamento social, impossibilitadas de trabalhar, beneficiárias do RSI ou de outro tipo de ajudas.

DESTAQUES

Dia Mundial da Gratidão - 21 de Setembro
Para comemorar o dia Mundial da Gratidão os clientes de SAD, no decorrer desta semana, participaram numa atividade em que foram convidados a agradecer a todos aqueles que fazem parte das suas vidas (...)
Logo ABE Digital Solutions